Contribuição para os resultados
Um objectivo do projecto é aumentar os resultados na educação em ciência, em cada um dos países participantes e, pela sua disseminação mais ampla, também noutros países. Este objectivo será alcançado ao tornar acessível materiais de ensino e/ou recursos exemplares relacionados com a relevância em educação em ciência e com boas práticas de ensino, tal como entendido pelos parceiros do projecto. Esta relevância está claramente relacionada com a promoção de literacia científica e tecnológica, na medida em que os materiais exemplares são coerentes com os objectivos e resultados com os quais a literacia se relaciona. A literacia científica e tecnológica é mais ampla do que ter apenas conhecimento de conteúdos científicos. Neste sentido, este projecto permite alargar a conceptualização de literacia científica e tecnológica ao colocar em perspectiva os materiais de ensino exemplares recolhidos e promovidos, bem como as estratégias de ensino encorajadas por este tipo de materiais/ recursos, que procuram aumentar a relevância no ensino de ciências. Muito embora, não percepcionem uma única abordagem ao ensino de ciências nos professores ou na Europa, os parceiros do projecto concordam com a necessidade de se promover certas qualidades que originem boas práticas, tais como envolver os alunos, criar um ambiente de sala de aula favorável e promover uma forte relevância do ensino na sociedade. Os materiais e recursos exemplares não só promovem estes valores, como também tornam-nos possíveis para os professores.
Contribuição para os desenvolvimentos políticos
Este projecto pretende estimular o reconhecimento Europeu pelos materiais de ensino – aprendizagem exemplares, o que está em linha de conta com a preocupação da Comissão Europeia em relação à educação em ciência e à necessidade de se formar mais cientistas (Comissão Europeia, 2004). O projecto assenta em investigações na área da educação em ciência, que já demonstrou que é essencial envolver o aluno na aprendizagem da ciência para se promover o seu interesse e, logo, motivação. Assim sendo, este projecto espera contribuir para a disseminação de resultados de investigação e influenciar a política europeia futura em relação à educação em ciência.
Avaliação de riscos e estratégia de comunicação
Foram identificados poucos riscos na obtenção de materiais e recursos, sobre os quais construir o modelo de materiais de ensino exemplares. Há o risco dos parceiros não chegarem a um consenso sobre o tipo de modelo apropriado, mas estes foram seleccionadas cuidadosamente de maneira a serem conhecedores de materiais de ensino e dos desenvolvimentos mais recentes na educação em ciências.
O maior risco é que a filosofia subjacente à construção dos materiais não seja coerente com os procedimentos de avaliação usados num país e, logo, que a ênfase na aprendizagem não seja considerada nesses mecanismos de avaliação. Contudo, espera-se fazer diminuir este risco pela escolha cuidada dos professores que reconheçam o valor dos materiais, já que estes materiais pretendem aumentar a motivação dos alunos e, logo, lidar com o problema da aprendizagem da ciência, independentemente do mecanismo de avaliação.
Há o perigo de que os materiais exemplares não sejam compatíveis com a política educativa de um país. Neste caso, o projecto teria que fazer um relatório sobre a relevância de materiais exemplares tomando como exemplo tendências mundiais e torná-lo acessível às autoridades educativas relevantes em cada país. Nenhuma tentativa será feita para introduzir os materiais, quando estes vão contra a política de um país.
Outros riscos associados são (1) arranjar pessoas que traduzam os materiais de acordo com a visão e (2) os professores não se apropriarem suficientemente do modelo de maneira a testarem os materiais exemplares de uma forma adequada.
Estes riscos podem ser minimizados, (1) arranjando pessoas fora da rede de educação e verificando com os parceiros, de que a tradução é adequada, e (2) usando professores conhecidos do parceiro, que conhece as suas forças, ou contactando com uma associação nacional de professores de ciências e identificando e escolhendo os professores entusiásticos e experientes, que queiram trabalhar no projecto.
Este projecto pode constituir-se enquanto um recurso poderoso se for amplamente disseminado àqueles envolvidos na formação de professores, aos professores, àqueles ligados às políticas educativas. Todos beneficiarão por saber o que está acessível, quem fornece e como podem ter acesso. Para além disso, a duplicação dos esforços reduz o impacto dos recursos (limitados). O projecto também disseminará evidências da utilização bem sucedida dos materiais e outros resultados, tais como atitudes no contexto de aumento da relevância.
A este nível, o maior risco será a não determinação dos resultados esperados com a testagem dos materiais de ensino – aprendizagem e/ou recursos. Também há o risco de que esses resultados não sejam disseminados. Mas estes riscos serão minimizados pelo contacto forte e regular entre os parceiros do projecto e os professores envolvidos na testagem dos materiais e por garantir que os parceiros têm claras expectativas em relação à disseminação. Este último aspecto será facilitado pelo workshop 6 do projecto e será fortificado na conferência final do projecto.
Science education and careers 2005 COORDINATION ACTION Contract no 042922